No dia 30 de janeiro de 2024, vinte e dois alunos, uma professora e a psicóloga da escola Europeia de Ensino Profissional, participaram no Euroscola em Estrasburgo.O programa Euroscola dá voz a alunos a partir dos 14 anos de idade provenientes dos 27 Estados-Membros da UE, dos países candidatos e dos antigos Estados-Membros para debater, tomar partido, negociar, alterar, votar e, por fim, aprovar resoluções sobre assuntos europeus reais. Esta é uma maneira dos alunos poderem familiarizar-se com o funcionamento das instituições europeias, aproximando-se das mesmas e debater temas como a democracia, os direitos fundamentais e os valores da cidadania europeia.
O mote para o debate foi “Media and Democracy: The EU’s Actions to Tackle Disinformation”. Os trabalhos no hemiciclo iniciaram-se com uma declaração da Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, a todos os jovens.
Serem Eurodeputados por um dia foi a dinâmica vivida pelos alunos da Escola Europeia de Ensino Profissional, que assumindo o seu lugar no hemiciclo do Parlamento Europeu expressaram a sua opinião sobre os mais variados tópicos fundamentais da União Europeia.
Os alunos tiveram a oportunidade de colocar questões à Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Katarina Barley, assim como à Eurodeputada Delphine Colard.
Foi com orgulho que várias vezes suou o nome da Escola Europeia de Ensino Profissional no hemiciclo, na voz dos diferentes alunos da escola que se fizeram ouvir com as suas opiniões e reflexões aprofundadas sobre os temas debatidos. Foi extraordinária a participação dos alunos.
Proporcionar esta oportunidade aos jovens, além da sua participação democrática, foi um aproximar à cidade de Estrasburgo e à sua história, através de um programa de visitas culturais. Esta experiência além-fronteiras fica melhor explicada nas palavras dos alunos que deixam alguns testemunhos:
“Esta experiência foi muito boa porque foi a primeira vez que saí do país e tive a extraordinária oportunidade de conviver com pessoas de outros países e para além disso conheci um dos edifícios mais importantes do mundo.” Tiago Gonçalves (2º ano do Curso Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores)
“Participar deste projeto foi muito gratificante, pois proporcionou-me uma nova perspetiva dos processos legislativos europeus. Através das atividades realizadas, testemunhei de perto
a colaboração entre representantes de diferentes países, destacando de maneira notável a união que presente no parlamento.”
Ana Vedor (3º ano do Curso Técnico Auxiliar de Saúde)
“Agradeço profundamente pela incrível oportunidade de participar de uma visita ao Parlamento Europeu, onde tive a experiência única de ser Eurodeputado por um dia e participar ativamente de debates significativos. Foi inspirador fazer parte desse evento que reuniu representantes de 27 países, proporcionando um intercâmbio enriquecedor de perspectivas e ideias. Essa experiência deixou uma marca duradoura e agradeço a todos os envolvidos por tornarem isso possível.”
Pedro Silva (3º ano do Curso Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores)
A Escola Europeia de Ensino Profissional faz uma vez mais jus ao seu nome e guia os seus alunos por aqueles que são os valores partilhados pela União Europeia, imergindo numa experiência que coloca na prática o conceito de sair fora das quatro paredes de uma sala de aula, elevando o ensino à dimensão do experienciar e colocar os conhecimentos adquiridos não só em contexto profissional, mas também como cidadãos. Este tipo de atividades está alinhada com o nosso projeto educativo e o lema da Escola Europeia de Ensino Profissional, transformar a educação e o ensino profissional assegurando uma formação completa, de qualidade e excelência.