No âmbito da parceria existente entre a ESCO e a escola Holandesa SCALDA (https://www.scalda.nl/), situada na região costeira de Middelburg, os alunos dos Cursos Técnico de Turismo e Curso Técnico de Gestão, receberam para uma visita técnica de intercâmbio, uma comitiva de visitantes constituída por professores e alunos destas áreas de formação.
Assim, este programa internacional começou por um momento de acolhimento e partilha, na ESCO, dedicado à apresentação das escolas e dos cursos, durante o qual os alunos de ambos os países, dos Cursos Técnico de Turismo (Turma T9) e Técnico de Gestão (Turma G16) e respetivos professores, puderam trocar experiências e perceber as diferenças e semelhanças entre as abordagens, atividades e práticas pedagógicas nos seus cursos.
Depois de um tempo para almoço-convívio, os alunos da Turma T9 (Curso Técnico de Turismo), conduziram os seus colegas holandeses por um percurso pedestre no Centro Histórico de Torres Vedras, tendo preparado para o efeito um conjunto de informações históricas e turísticas de enquadramento aos recursos visitados: o Centro de Artes e Criatividade, os Paços do Concelho, a Igreja de São Pedro, o Chafariz dos Canos e o Jardim da Graça.
De referir que toda esta informação foi preparada pelos alunos em língua inglesa, denominador comum para a comunicação entre os jovens de ambos os países.
E depois deste serviço de “visitas guiadas” proporcionado pelos alunos de Turismo da ESCO (Turma T9), nada melhor do que uma degustação de Pastel de Feijão, outro incontornável embaixador do Oeste e de Torres Vedras, em particular.
No segundo dia de intercâmbio, o grupo de visitantes foi conduzido, uma vez mais, pelos alunos do Curso Técnico de Turismo, para a região da Ericeira e Sintra.
Na vila da Ericeira, os futuros técnicos de Turismo da ESCO, tiveram oportunidade de apresentar aos seus visitantes a Praia de Ribeira d’Ilhas (e todo o seu importante enquadramento enquanto destino de desportos de mar), a Capela de São Sebastião e a Praia dos Pescadores, numa alusão ao momento de partida para exílio da família real portuguesa.
Já em Sintra, depois de um enquadramento geral ao seu património natural e edificado reconhecido pela UNESCO, o grupo de alunos pode visitar o maravilhoso Palácio da Pena, tendo posteriormente tido a oportunidade de explorar, de forma autónoma, o centro da Vila.
Sem dúvida, uma experiência enriquecedora para todos e uma atividade em contexto prático no âmbito da qual, num regime integrador e interdisciplinar, os alunos tiveram oportunidade de desenvolver competências pessoais e técnicas diretamente associadas ao Perfil de Saída do seu curso.