Âmbito e conteúdo
O presente projecto, inscreve-se no contexto de mudança tecnológica transversal em todos os sectores de actividades e de mudança do perfil de actividade que se verifica ao nível europeu. Inscreve-se ainda, no novo contexto da aprendizagem, no qual a escola partilha com uma variedade crescente de instituições/fontes de informação, o papel de transmissão dos saberes e competências culturais, sociais e tecnológicas.
A aprendizagem, como aspecto determinante do processo de socialização dos indivíduos, vem ocorrendo de forma discreta ao longo da vida, ao mesmo tempo que os mecanismos e instituições de certificação e validação desses saberes não acompanharam essa nova dinâmica.
Desta forma, é no contexto da adaptação dos mecanismos e instituições, de validação e certificação de saberes e competências, independentemente do local e do suporte que determinou a aprendizagem dos indivíduos, que se inscreve o projecto. Em suma, trata-se de desenvolver uma metodologia e um conjunto de instrumentos que visem promover um balanço de competências, se possível certificá-las e fomentar a criação de um percurso individual de formação, até ao nível imediatamente mais elevado, nos planos profissional e escolar.
O actual projecto piloto, é um projecto de investigação/acção, no qual os diferentes parceiros, com base na sua experiência, desenvolveram uma metodologia e instrumentos necessários, a um Balanço de Competências.
A operacionalização do projecto, partiu do aprofundamento do conhecimento mútuo e da partilha sobre a expressão e contornos que o problema/objecto ganhou em cada um dos países da parceria, bem como na delimitação do objecto de estudo e conceptualização do campo de intervenção.