
CONFERÊNCIA FINAL DO PROJETO INNOVAL
Ao longo dos últimos dois anos, a ANESPO tem vindo a desenvolver inúmeras atividades no âmbito do projeto InnoVal – Innovative Assessment Methods do qual é parceira ativa, tendo sido responsável pela elaboração e construção do Curso de Formação InnoVal dirigido a Profissionais ligados à área da validação de aprendizagem não formal e informal, apresentado num Workshop realizado no passado mês de Março, no qual contou com a presença de representantes de diversas escolas profissionais associadas da ANESPO.
O projeto encontra-se na sua fase final, o consórcio do projeto InnoVal vai organizar a sua conferência final intitulada European Conference on Innovative Assessment Methods for Validation, a realizar-se no dia 13 de Setembro de 2018, na University Foundation, sita na Rue D’Egmont 11 – 1000 Bruxelas (ver Programa em anexo).
A ANESPO tem o prazer de convidar as suas associadas interessadas nesta problemática a participarem neste evento final do projeto que conta com a participação de todos os atores europeus pertinentes na promoção do reconhecimento e validação de adquiridos. Desde logo, a Comissão Europeia, que organizou recentemente o primeiro Validation Festival, o CEDEFOP, enquanto estrutura da UE que é responsável por fazer o acompanhamento do estado da arte da validação das aprendizagens não formais e informais, O Comité Económico e Social Europeu que tem desenvolvido algum trabalho na promoção desta vertente, bem como os parceiros socias europeus (sindicais e patronais) e ainda a Fundação Bertelsmann que vai organizar nos dias 7 e 8 de maio de 2019 em Berlim, a sua 3ª Bienal sobre Validation Prior Learning.
Ao longo de um dia (das 09.00h às 17.30h), irá fazer-se um balanço dos recentes desenvolvimentos políticos em consonância com a Recomendação do Conselho de 2012 sobre a Validação da Aprendizagem Não Formal e Informal, e discutir os próximos passos a dar nesta área. Os resultados do projeto InnoVal irão ser apresentados, dando-se especial destaque para os métodos inovadores de avaliação dirigidos a “grupos desfavorecidos”, recolhidos ao longo do projeto pelos parceiros do consórcio, que irão apresentar inúmeros estudos de caso, boas práticas e recomendações dirigidas tanto aos Profissionais da área da validação, como a Decisores Políticos.
Juntem-se a nós na discussão sobre a situação atual da validação da aprendizagem não formal e informal, venham partilhar e aprender com práticas inovadoras, ferramentas, estudos de caso e explorar formas avançadas de Validação da aprendizagem não formal e informal na Europa!
A inscrição é gratuita e pode ser feita aqui até ao dia 7 de setembro. Os participantes terão de assegurar a sua viagem e estadia em Bruxelas.