A Fundação Alentejo e a EPRAL acolhem, de 22 de fevereiro a 12 de março, no âmbito do projeto SAAM, o Diretor Pedagógico do Centro de Formação Profissional Dom Bosco, situado na Sambizanda/Luanda, Dr. Garcia Francisco.
De acordo com o programa preparado e numa lógica de “job-shadowing”, considerando o perfil e funções do nosso visitante, têm sido realizados contactos e reuniões de trabalho com os diferentes departamentos da Fundação e da Escola, com maior enfâse nos órgãos pedagógicos, com participação/assistência a diferentes momentos da formação (na escola e nos postos de FCT), com o gabinete de orientação vocacional e apoio psicopedagógico e no gabinete de acompanhamento dos projetos europeus, designadamente dos projetos de mobilidade.
Paralelamente, com acompanhamento deste último gabinete e da presidência da Fundação, foram realizadas visitas de descoberta do contexto local e regional em que a escola está integrada.
A afabilidade, o interesse e a empatia têm sido marcas desta experiência em que a troca de informação, a apresentação e explicação sustentada do projeto educativo, do modelo pedagógico, das práticas e da gestão do processo de formação, ao longo do ano e do ciclo de formação, tendo o nosso visitante considerado que as mesmas decorreram de forma muito “frutífera”.
Dado o fato do nosso visitante não ter tido a possibilidade de participar na deslocação a Bruxelas, foi nossa preocupação compensar essa circunstância com informação adicional sobre a lógica das políticas de coesão, do FSE e do Erasmus +.
Sentimos que o desenvolvimento deste projeto de acolhimento estava no bom caminho quando o nosso visitante começou a vivenciar e circular pelo espaço da instituição, como ele referiu, como se fosse a sua escola e, com entusiasmo, referiu que, desta visita levava um conjunto de estratégias e instrumentos que, adaptados, iriam ajudar a melhor o trabalho na instituição de origem, para além de, segundo o mesmo, ter percebido que se impunha, da sua parte face à respetiva comunidade formativa, uma nova atitude de rigor e de mobilização.