PROJETO VET GPS

PROJETO VET GPS

“Tendo tido início em Outubro de 2017, o projeto VET_GPS – Vocational Education Training: Guiding Tools for Professional Skills tem como objetivo desenvolver um conjunto de ferramentas e materiais que permitam a inclusão das soft skills na oferta educativa dos cursos profissionais, prevenindo o abandono escolar precoce dos alunos e promovendo o acesso ao mercado de trabalho.

O consórcio, constituído por entidades provenientes de Espanha, Itália, áustria, Bélgica, e do qual a ANESPO faz parte, irá ao longo de dois anos (até Outubro de 2019):

  • Elaborar e apresentar um conjunto de materiais e uma plataforma online dirigidos a profissionais do ensino profissional, promovendo o desenvolvimento de soft skills nos alunos do ensino profissional,
  • Contribuir para a redução das taxas de abandono escolar precoce, promovendo as soft skills dos alunos e permitindo-lhes gerir e planear o seu próprio percurso educativo,
  • Contribuir para o aumento da capacidade de empregabilidade dos alunos do ensino profissional, reduzindo a lacuna existente entre as competências adquiridas na formação e as necessárias para o mercado de trabalho,

Para tal, serão desenvolvidos os seguintes produtos:

  1. Guia para a integração das soft skills na oferta do ensino profissional: Este guia irá incluir algumas diretrizes e uma lista de soft skills para ajudar os profissionais do ensino profissional e os decisores políticos a introduzir as soft skills no programa curricular.
  2. Conjunto de ferramentas para a orientação profissional: Dirigido a profissionais do ensino profissional e técnicos de orientação, irá incluir uma ferramenta de auto-avaliação, um programa ligado às soft skills e instruções de orientação.
  3. Programa para o desenvolvimento profissional de professores/formadores: Incluirá um programa de formação e um guia de soft skills para apoiar professores/formadores na integração de atividades que promovam a aquisição, desenvolvimento e avaliação de soft skills, adequadas para serem integradas nas aulas diárias.
  4. Plataforma para a cooperação no sistema do ensino profissional: Esta plataforma terá dois resultados principais: um enquadramento de qualidade para o estabelecimento, manutenção e reforço da cooperação entre os atores do ensino profissional, uma plataforma de desenvolvimento profissional que irá reunir todos os produtos disponíveis em formato de Recursos Educativos Abertos.

Os grupos-alvo do projeto VET_GPS são alunos, professores, formadores e orientadores do ensino profissional, assim como decisores políticos e representantes de empresas.”