PROJETOS EDUCATIVOS

O presente guião de apoio à elaboração, implementação, monitorização, divulgação e avaliação de projetos educativos é o resultado de um trabalho coletivo coordenado por uma equipa técnica multidisciplinar e com diferentes experiências no contexto do sistema educativo e formativo. Foi realizado no quadro do Protocolo de Cooperação entre a Agência Nacional para a Qualificação (ANQ, IP) e a Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), tendo os trabalhos decorrido entre julho de 2010 e maio de 2011.

No processo de construção do guião estiveram envolvidas cerca de cem escolas, secundárias e profissionais, bem como agrupamentos de escolas.

Numa primeira fase, a equipa técnica procedeu ao levantamento, análise e diagnóstico de projetos educativos de diferentes estabelecimentos de ensino para se concentrar depois na aplicação de uma grelha de análise a seis dezenas de projetos escolhidos aleatoriamente, mas com a preocupação, por um lado, de diversidade funcional e da oferta formativa (escolas secundárias, escolas profissionais, agrupamentos de escolas, conservatório de música, escola militar e estabelecimento de ensino superior) e, por outro lado, de cobertura geográfica, abrangendo o território do continente e as regiões autónomas.

Dessa análise resultou a construção de um quadro de referência a partir do qual foi sendo construído o presente guião. Todas as etapas do processo foram sendo escrutinadas por um grupo de referência que integrou dezena e meia de escolas e agrupamentos e reuniu três vezes com a equipa técnica. Por outro lado, os resultados da aplicação da grelha de análise foram validados com dois focus group constituídos por representantes de vinte escolas e agrupamentos cujos projetos a equipa técnica considerou serem mais sólidos em algumas das suas dimensões.

O presente guião pretende ser uma ferramenta, um instrumento de apoio destinado a toda a comunidade educativa, um guia para a ação que possa contribuir para uma aproximação consistente e sustentada à elaboração e desenvolvimento do projeto educativo.


VER PDF.